O centenário da Associação de Futebol de Évora (AFE) foi assinalado com um dia dedicado ao futebol e ao desporto, que contou também com a presença da Federação Portuguesa de Futebol e de outras entidades.
Para Jerónimo José, vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, a celebração representa muito mais do que os 100 anos de existência da associação: é também o reconhecimento do seu contributo para a saúde, a atividade física e a ligação entre as populações do concelho.
“Este é um dia muito feliz para o futebol, mas também para a cidade”, afirmou o autarca, destacando a presença da Federação Portuguesa de Futebol como um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela AFE ao longo de um século.
Segundo Jerónimo José, a presença da estrutura federativa permitiu igualmente dar “uma dimensão mais nacional” às comemorações, reforçando a importância do percurso da Associação de Futebol de Évora no desenvolvimento do futebol e do desporto na região.
O vice-presidente da autarquia sublinhou ainda a dimensão social da modalidade. “Quando falamos no futebol, a modalidade em si tem vários componentes”, afirmou, apontando a capacidade do desporto para promover a interação entre pessoas e populações, mas também os seus efeitos ao nível da saúde e da prática de atividade física.
“Mais do que celebrar o dia, celebramos, no fundo, exatamente essa conjugação de vontades, de dedicação, de empenho de todas as pessoas que se dedicam a esta causa do desporto”, acrescentou.
Durante as comemorações foi também celebrado um protocolo entre o Município de Évora e a Associação de Futebol de Évora.
De acordo com Jerónimo José, o documento pretende formalizar um compromisso para dar continuidade ao trabalho conjunto que já tem vindo a ser desenvolvido na promoção da prática desportiva, nomeadamente do futebol.
O protocolo prevê ainda uma maior articulação com a Federação Portuguesa de Futebol, tendo em vista a possibilidade de desenvolvimento de futuras iniciativas na região.
Questionado sobre o projeto de criação de uma academia de futebol, uma ambição há vários anos defendida pela Associação de Futebol de Évora, o autarca admitiu que o assunto poderá voltar à agenda.
Jerónimo José recordou que já existiu um protocolo relacionado com essa matéria, mas que “nunca chegou a ser cumprido”. Apesar disso, garante que o projeto não está afastado.“Continua a ser a ambição da associação e da Federação de Futebol”, afirmou, acrescentando que será necessário “revisitar” o projeto e avaliar de que forma poderá ser concretizado, eventualmente “em outros termos”.
Para o autarca, a existência de uma vontade comum entre as entidades envolvidas poderá permitir avançar com a academia no futuro. “Quando nós todos procuramos trabalhar para o mesmo sentido, é concretizável. Vamos ver em conjunto”, concluiu.
As comemorações do centenário da Associação de Futebol de Évora ficam, assim, marcadas não apenas pela celebração de um século de história, mas também pela perspetiva de reforço da cooperação entre o Município, a associação e a Federação, com novos projetos para o desenvolvimento do futebol e do desporto na região.

