É já a partir do próximo dia 20 de Julho que Vila Viçosa vai poder contar com um novo espaço Museológico: a Casa Museu Bento de Jesus Caraça, dedicado à vida e obra do ilustre calipolense.
Bento de Jesus Caraça, nascido na vila alentejana a 18 de Abril de 1901 foi um matemático português, professor universitário, resistente antifascista e militante do Partido Comunista Português. Fundador do Núcleo de Matemática, Física e Química e do Centro de Estudos de Matemáticas Aplicadas à Economia, foi ainda o 2º presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática em conjunto com Aureliano de Mira Fernandes. Em 1946 seria preso pela PIDE e, em Outubro desse mesmo ano, demitido do lugar de professor catedrático do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.
A 3 de Setembro de 1979 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e a 30 de Junho de 1980 foi feito Grande-Oficial da Ordem da Liberdade, ambas a título póstumo.
As cerimónias de homenagem a Bento de Jesus Caraça, em Vila Viçosa, começam pelas 11h30, com uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, altura em que será atribuída, a título póstumo, a Medalha de Prata do Município de Vila Viçosa. A inauguração do Museu acontece à hora de almoço, pelas 12h30, no Pátio das Chagas. Ainda no mesmo dia, pelas 18 horas, o Pátio de Armas do Castelo de Vila Viçosa recebe toda a população interessada, com um concerto conduzido pelo Quinteto Saxofonista Daniel Salomé Vieira que vai apresentar alguns dos temas clássicos do Jazz, encerrando assim o dia de festividades.
A iniciativa resulta da parceria entre a autarquia local, a Fundação da Casa de Bragança e a Fundação Mário Soares.