Data:

Partilhar

Recomendamos

“Vila Viçosa representa muito do mais valioso que temos na história”. Padre Vítor Melícias

A forte ligação ao Alentejo já tem ascendência no próprio pai, criado, desde menino e moço, em Estremoz. E consolidou-se pelos anos. Por exemplo, como “Pregador das Endoenças” em Safara (Moura), uma tradição da Semana Santa. Mas, sobretudo, nas suas passagens por Vila Viçosa, onde soma cerimónias religiosas e casamentos a que presidiu em pleno Santuário da Senhora da Conceição. Sim, é especial, assume o padre Vítor Melícias.

O padre franciscano falava à Rádio Campanário após a reunião do Conselho de Honra que integra a Liga dos Bombeiros Portugueses – cujo Conselho Nacional reuniu este sábado em Vila Viçosa – tendo considerado que a também conhecida por “Princesa do Alentejo” representa “muito do mais valioso que temos na nossa história”.

E disse mais: “como padre Franciscano, que também sou, marca ter sido aqui proclamada a Rainha de Portugal e nossa Padroeira, a Imaculada Conceição. Foi desde a Idade Média um dos dogmas que foi proposto pelos padres franciscanos”, assinalou Vítor Melícias.

Sobre a reunião do Conselho de Honra, revelou que o encontro serviu para debater o estatuto social do bombeiro e da “necessidade de haver um estatuto do dirigente associativo”. O objetivo é tentar aligeirar o recrutamento de pessoas para as instituições e proporcionar aos bombeiros “um local onde sintam a satisfação de estar ao serviço voluntário dos outros”, resumiu.

Populares