19.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 24, 2025

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Zaratan-Arena pré-inaugura histórica Praça de Touros da Azaruja

A Zaratan-Arena apresenta na histórica Praça de Touros da Azaruja, Évora, o seu projeto artístico inaugural no dia 1 de maio com uma instalação de luz de João Campolargo Teixeira e concertos de Norberto Lobo, João Mouro Trio, Demónio António, Anna Piosik e Joana Guerra. 

O artista João Campolargo Teixeira concebeu especificamente para o perímetro exterior da mais antiga praça de touros portuguesa uma instalação luminosa, intitulada “Farol”, que visa gerar uma reflexão sobre o seu futuro. A peça evoca a dimensão imaterial das histórias populares e da sua capacidade de se propagarem e transformarem ao longo do tempo.

O artista espera com ela desencadear uma reflexão coletiva e procura estabelecer um referencial irónico, direto e autorreflexivo com o processo de reabilitação, ecoando as expectativas em relação ao futuro do edifício. Idealizado em 2019 pela Zaratan e aprovado pela Câmara de Évora em 2022, este projeto, que visa transformar a Praça de Touros da Azaruja num centro cultural, pretende traçar novas centralidades artísticas e devolver ao público um edifício que é património cultural e arquitetónico.  Para complementar a inauguração da instalação de João Campolargo, a Zaratan apresenta ainda concertos ao vivo em torno da Praça de Touros: a virtuosa guitarra de Norberto Lobo, as improvisações da trompetista Anna Piosik e as experimentações musicais de Joana Guerra com o seu violoncelo e voz; e mais tarde na Fábrica Catalã (Rua José Perdigão, 17), as sonoridades dançáveis do João Mouro Trio e as imersivas paisagens visuais e sonoras de Demónio António.  

Este é o primeiro de vários projetos que a Zaratan – Arte Contemporânea vai implementar na Zaratan-Arena, localizada na Azaruja, Évora. A entrada é livre. A Zaratan é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes e integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea. Este projeto conta com o apoio logístico da Fábrica Catalã, da Junta de Freguesia de São Bento do Mato e do Grupo União e Recreio Azarujense (G.U.R.A).

Populares