Francisco Pestana inaugurou na tarde desta sexta-feira, 19 de setembro, a sua exposição “Aguarelas de Francisco Pestana”, no Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, onde estará patente até ao dia 5 de outubro.
Tiago Salgueiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, revelou que “o autor da exposição é um ilustre e reconhecido aguarelista que tem apresentando exposições por todo o pais, com algumas obras que refletem ou que incidem sobre o património de Vila Viçosa”, acrescentando ainda que “é uma honra poder contar com este contributo”.
Por seu lado, Francisco Pestana, autor desta exposição, explicou que “pinta aquilo que lhe apetece e sem tema definido”, salientando que “o trabalho em aguarela é a arte mais difícil de fazer”. “A aguarela tem de ser uma paixão, que foi o que aconteceu comigo, eu aprendi sozinho, não tive nenhum mestre que me ensinou, e cheguei até a este ponto da pintura”, realçou ainda.
O pintor referiu ainda que “esta poderá ser a última exposição fora da região onde mora”, sobretudo devido à “saúde e ao cansaço que estas exposições acarretam”. “Não vou deixar de pintar, mas vou abrandar o ritmo, e, portanto, esta exposição provavelmente será a última que vou fazer, e por isso quis vir a Vila Viçosa, à minha terra”, garantiu.
Veja as imagens:



























