12 C
Vila Viçosa
Domingo, Fevereiro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

160 metros! Mega Nógado no Vimieiro:“queremos valorizar esta iguaria cuja marca em breve estará registada” diz Pres. Da CM de Arraiolos(c/som)

Vimieiro, no concelho de Arraiolos, é conhecido pelo seu afamado Nógado, uma iguaria em destaque, não só nesta altura do ano, pois é considerado um dos doces do carnaval, mas também durante todo o ano.

Para destacar este doce, ao longo dos anos, o Município de Arraiolos, em conjunto com algumas associações de Vimieiro têm realizado uma iniciativa que tem promovido este produto e que consiste na confeção de um mega Nógado.

A iniciativa volta a repetir-se este ano, a 11 de fevereiro , e a Rádio campanário falou com Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos que nos explicou a importância deste momento para Vimieiro e para os produtores locais do Nógado.

A Autarca começou por nos referir “esta iniciativa tem como génese valorizar um doce tradicional do Vimieiro que é o Nógado, numa iniciativa que vai ser realizada contado com o apoio das associações, nomeadamente a de Reformados e a associação jovem assim como o tecido económico da localidade.”

Para este ano, o desafio para este Mega Nógado é de “160 metros”, mais 15 metros do que na edição anterior e para o qual toda a população está convidada.

O objetivo da iniciativa prende-se essencialmente com o objetivo , não só de ajudar os produtores locais mas também de valorizar ainda mais o processo de registo da marca do Nógado de Vimieiro, processo que está em curso.

Em relação a este processo e a fase em que se encontra, a Presidente da Câmara Municipal referiu “a marca, já inscrita, está neste momento em período de discussão pública e acreditamos que muito em breve estará autorizada e pronta para ser usada.”

Trata-se de um processo que foi discutido com os produtores desta iguaria e que irá “alavancar a economia local e promover o que o Vimieiro tem de melhor”.

Populares