15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas honra heróis de 1659 e autarca de Elvas mostra o caminho do futuro. Veja a fotorreportagem.

A cidade de Elvas homenageou hoje os heróis que lutaram pela soberania nacional em 1659. A cerimónia teve a presença da Ministra da Defesa Nacional Helena Carreiras.

Num dos discursos iniciais, o autarca de Elvas Comendador Rondão de Almeida expressou orgulho pelo progresso da cidade nos últimos 30 anos. Em 1994, Elvas enfrentava problemas de infraestruturas básicas e equipamentos sociais, culturais e desportivos. Desde então, trabalhou-se arduamente para transformar Elvas numa cidade preparada para o futuro.

Hoje, Elvas é conhecida como um centro de congressos e grandes eventos, com auditórios de várias capacidades e uma sólida indústria hoteleira e de restauração. A cidade também é famosa pelos seus museus, que vão desde a arte sacra até à arte contemporânea.

O Edil compromete-se com a solidariedade social, oferecendo um extenso programa de apoio social e instalações para todas as idades. (…) Importa salientar que Elvas foi classificada pela UNESCO como Património da Humanidade em 2012, reconhecendo os esforços de restauro do seu património histórico e arquitetónico.

A estratégia habitacional da cidade, iniciada nos anos 90 com a construção de 200 habitações, continua a ser uma prioridade, com a construção de mais 200 habitações para a classe média e para aqueles com menos recursos económicos.

No campo da educação, Rondão de almeida avançou significativamente, requalificando escolas básicas e focando-se agora na requalificação das escolas secundárias e na expansão do ensino superior, com a Escola Superior Agrária prestes a tornar-se na Escola de Biociências de Elvas.

Destaca por ser pioneira na atribuição de bolsas de estudo para alunos do ensino superior, sendo o concelho que mais bolsas atribui em Portugal.

Na área social, os esforços continuam com a expansão de lares para idosos nas freguesias rurais, e projetos de requalificação estão em andamento na cultura e na arquitetura, incluindo monumentos históricos importantes.

Economicamente, Elvas procura revitalizar o comércio tradicional no centro histórico e expandir as zonas industriais para atrair mais empresas, demonstrando uma parceria eficaz com o governo nacional.

Por fim, a cidade estende-se para além das suas fronteiras urbanas, com projetos significativos nas freguesias rurais, como a construção de piscinas e novas sedes para grupos de escoteiros, enfatizando o compromisso com o desenvolvimento integral e a qualidade de vida para todos os seus habitantes.

Populares