3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“50 anos é obra!Esta exposição é reconhecimento às Irmãs Flores pelo seu amor aos Bonecos de Estremoz” diz Pres. Da CM(c/som)

Foi ontem inaugurada, na Galeria D. Dinis em Estremoz, uma exposição dedicada ao Boneco de Estremoz, intitulada “Irmãs Flores, 50 anos em 50 bonecos”.

As Irmãs Flores são duas irmãs que a vida levou a que se unissem e dedicassem a vida à produção do Boneco de Estremoz. Inicialmente por mero acaso e posteriormente por vocação e paixão.

Esta exposição é uma mostra de 50 Bonecos que nos ilustram o percurso de 50 anos de trabalho, amor e dedicação ao Boneco de Estremoz de duas Grandes Mestres, as Irmãs Flores, guardiãs de uma arte popular única que em 2017 viu o seu saber-fazer ser classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A Rádio campanário esteve presente na inauguração desta exposição e falou com José Daniel Sadio, Presidente da CM de Estremoz sobre a importância da mesma.

O Autarca começou por nos referir “hoje é um dia importante e é uma exposição marcante” acrescentando “50 anos é obra…meio século e as Irmãs Flores são duas das mais importantes Artesãs que se dedicam ao nosso figurado e que seguramente, a par de outros, têm permitido que esta arte secular e reconhecida mundialmente pela Unesco se mantenha e crie bases para o futuro.”

Para o Presidente da CM de Estremoz “este é mais um momento importante na vida das Irmãs Flores e é um justo reconhecimento do Município ao expor parte da sua obra.”

José Daniel Sadio realça ainda que a Classificação dos Bonecos de estremoz como Património da Unesco foi “um momento alto e muito importante para valorizar e promover os Bonecos de Estremoz, essa classificação permitiu-nos ganhar escala e foi fator de grande estímulo para que esta arte perdure por muitos séculos.”

Ainda sobre a classificação efetuada pela Unesco, o autarca sublinha “garante que a questão da proliferação dos Bonecos de Estremoz, sem certificação, não irá acontecer” explicando “esta certificação é única e está acautelada pelo Plano de salvaguarda.”

Quanto à continuidade desta arte José Daniel Sadio quer acreditar que “está garantida , temos muitas pessoas a produzir e também temos uma nova geração a entrar nesta arte e creio que teremos muitas Irmãs Flores no futuro.”

 

 

 

 

Populares