7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comendador Rui Nabeiro vê as festas do seu povo elevarem-se a Património Mundial da Humanidade

Rui Nabeiro é sem dúvida um exemplo em Portugal para todos os empresários, tem ao longo da sua vida procurado o  trabalho e também dar trabalho.É um criador! Uma referência como empresário no nosso tempo! É uma conjugação de tudo o que é necessário, dinâmica, inteligência, humanista, honesto, enfim…Único, um cidadão de ouro, alguém que temos o privilégio de viver no seu tempo, e aprender através dos seus actos.

O Comendador Rui Nabeiro, viu hoje as festas do seu povo elevarem-se a Património Mundial da Humanidade, após a 16.ª reunião do Comité do Património Mundial deste organismo internacional que decorreu hoje em Paris.

Esta é uma tradição secular, realizadaa pela última vez em 2015, estas festas tradicionais, que só se realizam quando o povo quer, apresentam dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, decoradas com milhares de flores de papel, feitas voluntariamente pela população.

Esta tradição, identitária de Campo Maior, tem vindo a ser transmitida de geração em geração, oralmente e de forma informal, com os mais velhos a ensinarem aos mais novos os ‘segredos’ da elaboração das flores que ornamentam os espaços públicos da vila.

Para “perpetuar” o ‘selo’ da UNESCO e “salvaguardar” todo o património histórico que envolve as Festas do Povo de Campo Maior, o município construiu um museu que espera inaugurar em janeiro, caso a pandemia da covid-19 o permita, num investimento que ronda um milhão de euros.

Populares