7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

KEME Energy investe 5,2 milhões de euros numa unidade-piloto de hidrogénio verde em Sines!

A KEME Energy arrendou hoje, dia 7 de fevereiro de 2022, 4,8 hectares na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, com vista à instalação de uma fábrica de produção de hidrogénio verde por eletrólise foto eletroquímica, compressão e armazenamento em garrafas PED.

A fábrica de hidrogénio na ZILS, será instalada na área ambientalmente requalificada de um antigo areeiro, num investimento total de 5,2 milhões euros, terá uma capacidade de 2.52MW, estimando-se uma produção de 160 toneladas de hidrogénio verde por ano.

Este projeto será implementado em duas fases, sendo que a primeira, aprovada pelo programa nacional POSEUR do Portugal 2020, terá uma capacidade total de 1,26 MW, estimando-se uma produção anual de 80 toneladas de hidrogénio para utilização na indústria e para produção de eletricidade, a fim de abastecer uma comunidade de energia renovável a criar em Sines, através de uma pilha de combustível.

A segunda fase, já em fase de projeto, conta com uma candidatura ao Fundo Ambiental do PRR, e irá duplicar a capacidade instalada. Considerando o valor total de produção de hidrogénio verde e a natureza de “projeto-piloto”, o sucesso poderá resultar na sua replicação noutras localizações a nível nacional.

Este projeto será contribuinte líquido das metas nacionais de descarbonização da indústria. A KEME Energy, é uma empresa Portuguesa especializada na implementação de projetos de autoconsumo de energia renovável, geração de energia renovável (sistemas de produção para venda à rede e sistemas de produção para distribuição no caso do hidrogénio), eficiência energética e apoio ao desenvolvimento de tecnologia de energia renovável offshore.

“A implementação deste projeto na ZILS, significa estar próximo de uma plataforma logística de âmbito internacional com capacidade para receber atores relevantes dos setores marítimoportuário, industrial e logístico. Estes atores poderão vir a beneficiar da infraestrutura a criar como clientes, promovendo a introdução do hidrogénio a curto-médio prazo nos sectores da navegação, indústria e transporte de mercadorias por via terrestre.” Miguel Matias, CEO da KEME Energy Lda.

“A produção de hidrogénio verde no Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines é essencial para a sustentabilidade ambiental e económica do hub energético, refinador, petroquímico e químico nacional. A disponibilização de hidrogénio vai permitir a Sines atrair mais atividades energeticamente intensivas, como sejam as das indústrias química e metalúrgica, ou dos serviços de telecomunicações.” Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A.

Sobre a aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A. A aicep Global Parques gere a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, a maior área de localização empresarial do país, com fácil e rápido acesso a vias de comunicação nacionais e internacionais devido à integração com o Porto de Sines.

Dispõe de 2.375 hectares de áreas vocacionadas para atividades energéticas, industriais, logísticas e de serviços, promovendo no seu perímetro três verticais principais: “ZAL Sines – Zona de Atividades Logísticas”, uma área de 269ha contígua ao Porto de Sines, junto ao TMS – Terminal Multiusos de Sines, ao atual TCS – Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) e ao planeado 2º TCS (Terminal Vasco da Gama); “Energia Sul”, que congrega as gerações e indústrias energéticas, refinadoras, petroquímicas e químicas em transição energética, com foco nos gases renováveis, descarbonização e circularidade industrial; “Sines Tech – Innovation & Data Center Hub”, uma localização de excelência para telecomunicações na ZILS, nomeadamente estações de amarração de cabos submarinos intercontinentais e mega centros de dados e de computação que habilitem Portugal à transição digital.

Populares