15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Á descoberta da Estrada Real”: “Esta caminhada permite descobrir o vasto património ecológico de V. Viçosa” diz Vice-Presidente Tiago Salgueiro(c/som e fotos)

O TransAlentejo Walking Festival – Festival de Caminhadas TransAlentejo tem a decorrer a sua terceira ediçãopara percorrer todo o Alentejo, promovendo os 50 melhores Percursos Pedestres do território.

O Município de Vila Viçosa integrou este festival, através da realização de uma caminhada designada “Á descoberta da Estrada Real”, que se realizou esta manhã , com concentração junto ao Mercado Municipal de Vila Viçosa.

Um grupo de cerca de 15 participantes partiram à descoberta de recantos que guardam a história de Vila Viçosa.

A Rádio Campanário acompanhou o início da caminhada e falou com o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro que começou por nos referir “esta é uma caminhada especial que tem como objetivo descobrir o património ecológico, histórico e cultural de Vila Viçosa, permitindo descobrir a especificidade de Vila Viçosa , um factor que a nível paisagístico é muito importante para o processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Unesco.

Este Festival é o maior evento de turismo de caminhada em Portugal decorre durante quatro semanas, sendo os fins de semana dedicados à agenda de passeios pedestres e os restantes dias a eventos de pensamento territorial e aos Seminários de Turismo sobre temáticas que associam os produtos turísticos ao território e ao desenvolvimento local.

Tiago Salgueiro explica ainda que “este circuito é um circuito que tem algumas particularidades, passa próximo da Tapada Real onde podemos identificar algum património edificado” acrescentando que “para além desta componente queremos ainda promover estilos de vida saudáveis”.

O TransAlentejo é um evento organizado pela Turismo do Alentejo ERT e tem a participação ativa de todos os municípios do Alentejo. A coordenação é da responsabilidade da SA -Sistemas de Ar Livre, integrado na marca global Portugal Walking Festival.

Sobre o festival, o Vice-Presidente refere “esta é a nossa segunda experiência, o ano passado já fizemos aqui este percurso e realmente verificamos que há cada vez mais adeptos desta modalidade desportiva e do gosto pela descoberta.”

A escolha do nome- Caminhada “Á descoberta da Estrada Real” surge “pelo facto de Vila Viçosa ser o berço dos Bragança e este percurso passar pela Tapada Real , perímetro de caça privilegiado da família, faz com que a Entidade Regional de Turismo tenha escolhido esta designação.”

Populares