13.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A fé: “antes as pessoas vinham durante todo o ano pagar promessas à Sra da Boa Nova” diz Tomásia de Terena(c/som)

O Santuário da Senhora da Boa Nova, em Terena, concelho de Alandroal, é local de romaria de há muitos anos a esta parte.

A fé na senhora da Boa Nova tem-se manifestado ao longo dos anos, não esmorecendo com  o passar do tempo ainda que nos dias de hoje, as coisas sejam bem diferentes.

As tradicionais e seculares festividades em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova 2021 vão correr nos próximos dias 10 , 11 , e 12 de Abril de 2021, numa organização da Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova; Paróquia de S. Pedro de Terena e terão transmissão em direto na Rádio Campanário.

A D. Tomásia tem perto de si a Senhora da Boa Nova, não só nesta altura do ano, mas todos os dias. Reside perto do santuário e os seus anos de vida já lhe permitiram ver a forma expressiva como muitos manifestam a sua fé junta da Senhora da Boa Nova e a forma como este santuário é local de romaria com muita devoção.

Segundo D. Tomásia, já desde a época da Guerra Colonial que “as pessoas iam ao santuário fazer promessas e, ao mesmo tempo, darem as suas ofertas.”Recorriam à fé que tinham na Senhora da Boa Nova para pedir pelos seus, os que estavam na guerra. Pediam esperança para creditarem no seu regresso. Pediam e cumpriam as promessas.

Segundo esta residente, as pessoas visitavam o santuário “ durante todo o ano e não só em altura de festa” acrescentando que, embora com menor frequência, “ainda continuam a vir”.

Segundo a D.Tomásia, no primeiro sábado de cada mês, é realizada uma missa no santuário da Senhora da Boa Nova e “ainda há quem venha a pé pedir e pagar promessas” quando as suas preces são atendidas e “vem de todo o lado”.

Apesar da incerteza que a pandemia de covid 19 trouxe, e com os receios habituais de que as coisas nunca mais voltem a ser o que eram, a D. Tomásia mantém a sua fé, reforçando-a a cada dia que passa, com a certeza de que nunca estará sozinha pois, na verdade, a D.Tomásia tem a Senhora da Boa Nova, ali mesmo ao lado e dentro do coração.

 

 

Populares