24.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Setembro 8, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A fé em Nossa Senhora das Candeias levou milhares de pessoas a Mourão. Veja o vídeo da procissão!

Realizaram-se em Mourão, de 24 de janeiro a 4 de fevereiro, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias.

A devoção deste povo a Nossa Senhora das Candeias remonta aos primórdios do século XIV, cerca de 1316, no reinado de D. Dinis. Era então venerada como Santa Maria do Tojal, já que segundo a lenda, a Virgem teria aparecido entre moitas de tojo. Certo é, que até aos dias de hoje, o culto a Nossa Senhora das Candeias faz com que milhares de pessoas se desloquem anualmente a Mourão por ocasião da festa em sua honra, com maior destaque no dia 2, dia em que a Padroeira percorre as ruas da vila acompanhada por uma enorme multidão de gente, a perder de vista. Aqui, surgem gentes de vários pontos do país, mas a grande fatia de população incide sobre os filhos da terra e sobre os devotos de Nossa Senhora que residem nos concelhos vizinhos, e dos quais as preces recaem sobre a Senhora das Candeias de Mourão.

A Procissão é uma das maiores e mais antigas manifestações religiosas do Alentejo. Aqui podemos encontrar um misto de emoções e sentimentos patente no rosto e no olhar de cada devoto. A fé, a esperança e a gratidão depositada em Nossa Senhora só é percetível aos olhos de quem assiste.

A preparação da festa exige um exímio trabalho por parte dos mouranenses que adornam o altar e o andor de Nossa Senhora com flores naturais, oferecidas conforme as promessas de cada um, assim como o manto bordado a ouro.

Veja o vídeo

Populares