24.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A ideia passa por descentralizar, uma vez que em Vila Viçosa não há espaço para estas iniciativas”, diz vice-pres Tiago Salgueiro (c/som)

A Junta de Freguesia de Bencatel inaugurou hoje, dia 20 de fevereiro, uma exposição de trabalhos realizados por Licínio Cardoso, artesão natural de Bencatel, na Casa da Cultura.

As peças do Artesão visam mostrar réplicas de edifícios e monumentos locais construídos à escala.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com o Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Tiago Passão Salgueiro, que referiu que “é um gosto apoiar esta dinâmica cultural da junta de freguesia” acrescentando que “o é intuito apoiar todas estas iniciativas locais que são importantes para promover aquilo que é a cultura e a nossa identidade”.

Esta exposição impressiona o vice-presidente pela “utilização dos trabalhos recicláveis que é importante nos dias de hoje”.

Em Bencatel e São Romão, localizam-se dois equipamentos representativos em que o objetivo é “apoiar as iniciativas culturais” e desenvolver uma dinâmica. Existe uma planificação quase delineada “com as obras concorrentes ao Prémio de Pintura Henrique Pousão”.

A ideia passa por “descentralizar, uma vez que em Vila Viçosa não existe um espaço digno para a apresentação deste tipo iniciativas”, esclarece Tiago Salgueiro. O intuito passa por “criar um circuito rotativo entre Bencatel, São Romão, Vila Viçosa e Pardais para que se possa mostrar estas obras de artistas locais”.

Para além dos edifícios que estão representados em Bencatel, é “fundamental incluir o Paço Ducal ou o edifício dos Paços do Concelho”, avança o vice-presidente.

Relativamente ao carnaval existem várias iniciativas “bastante importantes” que vão decorrer em Bencatel, visto que não haverá corso. Em Vila Viçosa, “vamos tentar desenvolver atividades com as escolas”. A Edna Pimenta estará em Vila Viçosa e a ideia é não esquecer o carnaval “porque tem tanta tradição não só em Vila Viçosa, mas sobretudo em Bencatel”.

 

Populares