18.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A população de Estremoz acredita e precisa de nós e estamos cá para ajudar…sempre” diz Comandante dos Bomb. De Estremoz(c/som)

 

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Estremoz está a comemorar 90 anos de vida de serviço humanitário e social

As Comemorações decorrerão durante todo ano mas esta tarde, realizou-se em Estremoz, a Sessão Solene de Abertura destas comemorações, com a presença de Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Proteção Civil entre muitas entidades que fizeram questão de marcar presença.

Nesta cerimónia foram ainda agraciados com diversas medalhas de dedicação e altruísmo a alguns Bombeiros assim como Medalhões de honra, grau ouro da associação e o Crachá de Cidadania e Mérito.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com o Comandante dos Bombeiros de Estremoz, Carlos Machado, que começou por nos referir que “esta é uma história já longa” acrescentando que “estão agora a começar as comemorações desses mesmos 90 anos mas vamos ter mais eventos ao longo do ano, nomeadamente um seminário, convívio de amantes de motorizadas, entre outras atividades. ”

O Comandante explicou ainda que está em negociações uma parceria com os artesãos de Estremoz para “que eles possam desenvolver um boneco de Estremoz tendo por base um Bombeiro.”

Sobre estes 90 anos e as maiores dificuldades, Carlos Machado refere que a maior dificuldade “é mesmo o recrutamento o que faz com que a Corporação não esteja nos seus melhores dias.”

O voluntariado não está fácil de angariar e penso que esse é o grande problema dos Bombeiros de Estremoz, atualmente com 50 elementos, número que está a diminuir também em função da idade de alguns ou da saída de outros” explicou ainda o comandante Carlos Machado.

Apesar das dificuldades, refere “estamos cá para ir enfrentando as dificuldades e dar resposta aquilo que nos pedem.”

Carlos Machado conclui dizendo “o caminho é para a frente: a população acredita e precisa de nós e estamos cá para lhes dar a resposta que precisam, com um pouco mais de esforço, mas desempenhando a nossa missão.”

 

 

 

 

 

Populares