12.6 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Maio 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A posição de Portugal “é que o atual orçamento da PAC deve manter-se”, diz Ministro da Agricultura à RC (c/som)

A nova PAC – Política Agrícola Comum pós 2020 encontra-se em período de discussão na União Europeia, existindo a possibilidade de redução do orçamento da mesma.

Em declarações à RC, Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, afirma que a posição de Portugal “é que o atual orçamento da PAC deve manter-se”.

O governante diz que, tal como outros estados-membro, Portugal “tem-se debatido pelo aumento do orçamento comunitário”, e que para já, essa proposta de redução orçamental ainda não foi apresentada, estando apontada para dia 2 de maio. Contudo, com a saída do Reino Unido, “um contribuinte líquido”, da posição de estado-membro, tal alteração ao orçamento corresponderá à redução desta contribuição.

Com a saída do Reino Unido da UE, será necessária uma “engenharia financeira”, que passe por “novas formas de contribuições para o orçamento comunitário”, como “novas formas de taxação europeia” e “aumento dos recursos próprios da união”.

Neste sentido, “o Primeiro Ministro português já fez algumas sugestões, é um assunto que estará em discussão”, estando por verificar se se confirma ou não, conclui o Ministro da Agricultura.

 

Populares