13.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A “velhinha” Torre do Sertório retomou a sua atividade meteorológica

Na passada quinta-feira, 20 de maio, o histórico posto de observação meteorológica da Torre do Sertório reiniciou a sua atividade, conforme noticiado pelo site oficial do Município.

Em consequência de uma parceria entre o Instituto de Ciências da Terra – ICT/Universidade de Évora, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central – CIMAC, a histórica estação meteorológica fundada em 1869 retomou a sua atividade, que tinha sido interrompida em 2014.

A Torre do Sertório integra agora a rede do IPMA, depois de ter sido equipada voltou a estar em condições de medir a temperatura e humidade do ar, precipitação, intensidade e direção do vento, pressão atmosférica e radiação solar.

Os dados emitidos pelas diversas leituras são disponibilizados publicamente em tempo real. Assim, não só a população passa a dispor de informação meteorológica sobre a sua região, como as entidades com funções de proteção civil, como o Serviço Municipal de Proteção Civil – SMPC, passam a ter acesso a novos elementos fundamentais para o exercício da sua atividade.

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, juntamente com representantes das diversas entidades envolvidas, esteve presente na cerimónia de reabertura.

Populares