25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Achado Arqueológico descoberto em Vila Viçosa!

Tal como a Rádio Campanário já noticiou, a Câmara Municipal de Vila Viçosa está a proceder à instalação de várias ilhas ecológicas através da colocação de contentores Subterrâneos, em vários locais da Vila.

Na sequência desta intervenção, um importante Achado Arqueológico foi descoberto em Vila Viçosa.

De acordo com a Autarquia Calipolense, no momento da realização da escavação de um perímetro na calçada junto da Igreja de São João Evangelista (Igreja São Bartolomeu) para a colocação de uma ilha ecológica na Alameda Henrique Pousão, foi descoberta uma estrutura em alvenaria, com acerca de 60 centímetros de profundidade e uma altura de cerca de 1,50 metros, junto da porta lateral do templo.

Tendo em conta que o local se encontra na Zona Especial de Proteção de Vila Viçosa, o Município de Vila Viçosa suspendeu de imediato os trabalhos e solicitou uma avaliação ao Arqueólogo Rui Mataloto, no sentido de se poder identificar convenientemente de que tipo de estrutura se trata. Os trabalhos de escavação foram imediatamente suspensos.

A descoberta arqueológica poderá, de acordo com a informação da Câmara Municipal, estar relacionada com uma de duas situações: A parede de uma antiga cisterna ou uma estrutura de reforço da Porta de Santa Luzia, uma das entradas da Cerca Nova, estrutura muralhada do século XVI.

Face ao achado, a Autarquia optou pela mudança de local para a instalação desta ilha ecológica, estando a ser analisadas as diferentes possibilidades pelos serviços municipais, de modo a encontrar forma de poder proporcionar este serviço à população.

Na zona, explica ainda o Município na nota divulgada, encontram-se colocados de forma subterrânea os cabos de eletricidade que alimentam Vila Viçosa, uma conduta de água e os cabos de fibra ótica e de telefones, o que dificulta a escolha para a instalação dos contentores subterrâneos.

O Município aguarda agora o parecer arqueológico, de modo a saber a importância do achado e analisar as diferentes possibilidades para instalação da ilha ecológica.

Foto: Município de Vila Viçosa

Populares