20.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Achados arqueológicos do Porto da Lama colocam Alcácer do Sal no mapa da arqueologia internacional

Os achados arqueológicos da Zona do Porto da lama, junto à Aldeia de Santa Catarina, no concelho de Alcácer do Sal, vão estar em destaque no documentário “Villa de Centauros”, colocando esta cidade Alentejana no mapa da Arqueologia Internacional.

Segundo a Autarquia , foi apresentada esta semana a estratégia de divulgação internacional do documentário “Villa dos Centauros”, da página Portugal Romano, cujo tema incide sobre os achados arqueológicos na zona do Porto da Lama, perto da aldeia de Santa Catarina. O documentário terá participação em festivais internacionais de cinema arqueológico, festivais de documentário e no Congresso Internacional da ICCM, que irá decorrer em Atenas (Grécia) em 2025. Neste âmbito, será candidatado à exibição (em 2024 e 2025) em países como os Estados Unidos, Eslováquia, Turquia, Croácia, Áustria, Itália, Canadá, Índia, Espanha, Inglaterra ou Grécia.

A divulgação desta peça, da autoria do investigador e jornalista Raul Losada, pretende que a descoberta do mosaico dos Centauros seja reconhecida a nível internacional, promovendo Alcácer do Sal como destino turístico cultural. o Documentário poderá eventualmente vir a ser distinguido em eventos como o  Kosice International Film Festival, Rencontres d’Archéologie de la Narbonnaise — RAN ou o XXIV Festival Internacional De Cine Arqueológico Del Bidasoa

Recorde-se que a página Portugal Romano apresentou o documentário “A Villa dos Centauros” no passado dia 21 de outubro de 2023 no Auditório Municipal de Alcácer do Sal. O documentário mostra a recolha de imagens realizada durante largas semanas na referida escavação e contempla entrevistas a especialistas. Os trabalhos arqueológicos na zona do Porto da Lama, uma importante estação arqueológica, revelaram, em 2022, dois painéis de mosaicos romanos únicos, obras de arte da cultura romana em Portugal, sendo os primeiros deste tipo a ser escavados no concelho de Alcácer do Sal.

Populares