15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Adega de Borba tem novo espaço para vinhos topo de gama. “É um espaço para dar resposta aos vinhos diferentes”, diz o enólogo Óscar Gato (c/som)

A Adega Cooperativa de Borba que produz anualmente um milhão de caixas de nove litros de vinho e que reúne cerca de 300 viticultores que cultivam cerca de 2 mil e 200 hectares de vinha nos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa iniciou a vindima deste ano com uma nova adega para vinhos topo de gama, que permite a seleção da uva bago a bago.

À Rádio Campanário, o enólogo da Adega de Borba, Óscar Gato refere que “não se pode parar no tempo, a Adega foi sempre evoluindo sempre criando e aumentando a sua capacidade e recentemente foi adquirido um novo espaço físico onde se instalou uma nova nave”.

O enólogo diz que a Adega de Borba “é uma das principais do país e do Alentejo e tem uma grande dimensão e neste novo espaço existe um espaço mais pequeno reservado para dar resposta aos vinhos diferentes e para a diferenciação de produtos de valor acrescentado, os de reserva e garrafeira”.

Óscar Gato salienta que “o investimento da Adega de Borba tem sido feito ao longo dos anos e há três anos atrás foi feito um investimento de 12 milhões de euros”, sendo agora complementado com um milhão de euros.

O enólogo diz ainda que “cerca de 20% da produção é para exportação”.

Quando questionado refere que na produção deste ano houve “um ligeiro acréscimo, quase insignificante, nos últimos cinco anos produzimos acima da nossa média que está de acordo com a nossa capacidade comercial no momento, qualitativamente este ano foi um ano com alguma dificuldade na parte final”.

“É preciso haver capacidade financeira para investir em promoção e marketing, uma boa divulgação é sempre muito difícil de fazer e com fracos recursos é ainda mais difícil, agora podemos dizer que no nosso caso em concreto exportamos para vários continentes desde a América do Sul à América do Norte à Ásia e mais recentemente à Rússia”, refere Óscar Gato.       

 

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Enologo%20Oscar%20Gato7outubro2014.mp3{/play}

Populares