29.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

ADRAL aposta em especialização na área da aeronáutica

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo está a especializar-se em POCTEP(PROGRAMA TRANSFRONTEIRIÇO ESPANHA-PORTUGAL), na área da aeronáutica.

A ADRAL, participou no evento Interreg Talks Alentejo , realizado na passada semana na Universidade de Évora onde apresentou dois projetos POCTEP, dos quais a Agência do Alentejo foi executora. Os projetos, Aeris e Aeris Plus, estiveram direcionados para Estratégia Regional de Especialização Inteligente para o Alentejo, o vetor da Aeronáutica Espaço e Defesa.

O projeto Aeris, explica a ADRAL, representou o início da integração dos clusters de Aeronáutica, Espaço e Defesa, na região transfronteiriça Andaluzia – Alentejo, sobre o lema “Cooperar para inovar, inovar para competir”, apostando na promoção da inovação empresarial e na transferência e desenvolvimento de tecnologia.

Para o efeito foi efetuado um Mapeamento dos Centros Tecnológicos e das Entidades do Sistema Científico e Tecnológico, bem como, das suas competências, tendo sido efetuadas visitas de estudo em ambos os territórios e, elaborados planos de desenvolvimento e inovação individualizados para PMEs.

Assente numa parceria forte, composta por parceiros estratégicos, com capacidade para a mobilização de stakeholders, de onde se destacam, para além da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo , a Cámara de Comercio Sevilla, CATEC-Centro Tecnológico , Andaluzia Aerospace e a Universidade de Évora.

O projeto AERIS Plus, também esteve em evidência, dando destaque à criação de um Comité de Acompanhamento Transfronteiriço, que pretende ser um mecanismo permanente para potenciar e consolidar a dinâmica de cooperação no setor Aeronáutica espaço e defesa nas vertentes empresarial, institucional, e das Entidades dos Sistema Científico e Tecnológico.

Fonte: ADRAL

Populares