8.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

ADRAL e Politécnico de Setúbal aprofundam cooperação para a região Alentejo

A ADRAL- Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo estabeleceu um protocolo de cooperação com o Politécnico de Setúbal , no âmbito da promoção de áreas como a investigação, empreendedorismo e identificação de oportunidades de financiamento europeu.

O acordo foi assinado por João Grilo, Presidente da ADRAL e por Ângela Lemos, Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal.

Este processo dá continuidade a um processo já existente de aproveitamento recíproco das respetivas potencialidades científicas, técnicas e humanas.

Esta cooperação, incide essencialmente acolhimento de estudantes do IPS para realização de estágios, a atribuição de bolsas de estudo, a parceria em estudos, projetos de investigação, de inovação e de empreendedorismo, bem como a promoção de atividades no domínio da cooperação entre o Ensino Superior e o tecido empresarial.

O protocolo prevê ainda a identificação de oportunidades de candidatura conjunta a financiamentos europeus, em áreas de investigação que sejam consideradas prioritárias para ambas as entidades.

João Grilo, presidente da ADRAL considera que este protocolo encaixa perfeitamente nos objetivos da ADRAL, como ajudar a criar dinâmicas no território alentejano, aproximar as empresas das instituições de ensino e vice-versa, e promover esta ideia de que as instituições valem pelo que representam nos territórios, mas que podem chegar mais longe de acordo com as redes de que fazem parte”, referiu, por seu turno, aproveitando para desafiar o IPS a integrar o grupo de acionistas da ADRAL, “numa lógica de aprofundamento de relações, para além deste protocolo”, juntando-se a instituições congéneres como a Universidade de Évora e o Politécnico de Beja.

A Presidente do Politécnico destaca a propósito deste protocolo que este estabelecimento de ensino estará sempre disponível para o Alentejo no seu todo, contribuindo, enquanto instituição de Ensino Superior, quer para a formação dos cidadãos, quer para o seu desenvolvimento.

A ADRAL reúne atualmente um total de 62 acionistas, públicos e privados, e presta serviços em áreas como promoção externa e internacionalização; informação sobre a UE; apoio às empresas e instituições; informação sobre sistemas de incentivos; apoio na elaboração de candidaturas; empreendedorismo e inovação; e gestão da Rede de Incubadoras do Alentejo.

Populares