3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aeroporto de Beja repensado para operar na manutenção e estacionamento de aviões

Nas comemorações do quinto aniversário do aeroporto de Beja que decorreram, na passada quarta-feira, 13 de abril, a ANA- Aeroportos de Portugal revelou que  a infraestrutura será vocacionada para outras operações, como a manutenção e o estacionamento de aviões. Em causa está a quase total nulidade de fluxo de voos e passageiros.

Recorde-se que o aeroporto de Beja , inaugurado a 13 de Abril de 2011, resultou do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11, fruto de um investimento na ordem dos 33 milhões de euros.

De acordo com a ANA- Aeroportos de Portugal o aeroporto de Beja" é umimportante ativo da rede de transportesdo Alentejo ,embora existam na região alentejana vários produtos geradores de procura, ainda não dispõe de um mercado com dimensão suficiente para viabilizar a existência de fluxos turísticos e de carga para os quais o transporte aéreo seja um elemento determinante," motivo que levou a entidade a apostar na implantação de atividades industriais no aeroporto bejense com o objectivo de atrair os investidores e de gerar emprego.

Segundo a ANA- Aeroportos de Portugal “ a empresa portuguesa AeroNeo vai investir oito milhões de euros numa unidade de manutenção e desmantelamento de aviões e valorização de ativos aeronáuticos no aeroporto de Beja, que poderá criar cerca de 100 postos de trabalho” tratando –se assim um impacto significativo para o Alentejo.

Adiantando ainda que  têm vindo a ser desenvolvidos esforços ” para que o aeroporto de Beja seja uma referência no segmento do estacionamento de aeronaves, os quais começaram a apresentar resultados no início do presente ano, através das companhias aérea Hi Fly, euroAtlantic airways e SATA Azores Airlines.

Conforme anteriormente avançado pela Rádio Campanário  o aeroporto de Beja acolhe desde o início deste ano o estacionamento de três a cinco aeronaves a frota de aeronaves "wide body" da Hi Fly, que utilizam diariamente a infraestrutura como plataforma giratória entre operações.Por outro lado, também a Sata Azores utilizou a referida infraestrutura para estacionar uma aeronave, por um período de aproximadamente duas semanas.

A empresa revela que vai investir, ainda este ano, na construção de novas instalações para o estacionamento das viaturas de abastecimento de combustível Jet A1 no aeroporto de Beja, em prol da melhoria significativa das condições atualmente existentes e da sustentabilidade futura. 

 

Populares