20.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aeroporto Luís de Camões custa só 6.105 M€? Miguel Pinto Luz: valores da CTI “podem não ser realistas. O Mundo mudou”

O novo Aeroporto de Lisboa, no Campo de Tiro de Alcochete, vai ter duas pistas e custar 6.105 milhões de euros, segundo os cálculos da a Comissão Técnica Independente (CTI). Mas, o ministro das Infra-estruturas, Miguel Pinto Luz, garante que “o Mundo mudou” e estes valores podem já “não ser realistas”, acusando aquela Comissão de ser “demasiado optimista”.

No entanto, garante que “não queremos afectar de maneira nenhuma o Orçamento do Estado”, esperando que o primeiro avião ali levante voo em 2034. “Com a evolução das receitas libertadas pela concessão, acreditamos que é possível pagar este investimento”.

Em declarações aos jornalistas — entre os quais esteve representada a Rádio Campanário —, no final do Conselho de Ministros de ontem, 14 de Maio, e depois da intervenção do primeiro-ministro Luís Montenegro, Miguel Pinto Luz disse que “o prazo temporal de 10 anos, até 2034, creio que será razoável”, contrariando, assim, os prazos indicados pela Comissão Técnica Independente que apontavam para 2030 como a data em que o novo aeroporto estaria a funcionar.

E quanto a custos da obra, de cerca de 6 mil milhões de euros, fez questão em salientar que estes “foram obtidos tendo em conta valores de 2009 actualizados à inflação. O Mundo mudou. Estes estes valores, com todas as análises preliminares que fizemos, do nosso ponto de vista, podem não ser realistas. E por isso, importa de facto que nos estudos subsequentes e na tomada de decisão que apresentámos agora, se venha a encontrar precisamente o valor real para este investimento”.

Populares