11.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Dezembro 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Agricultores revoltados pedem explicações à EDIA

O atraso na construção do Bloco de Rega de Vidigueira e Cuba levou a que diversos Agricultores se juntassem para questionar a EDIA.Desde 2017 que existe a promessa da execução do Circuito Hidráulico da Vidigueira e respetivo Bloco de Rega. 

Este novo Bloco de Rega faz parte da expansão prevista para o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva o qual contava em 2017 com 120 mil hectares de área disponível para rega, com previsão de aumento para cerca de 170 mil hectares até finais do ano de 2021. Até ao momento, Vidigueira e Cuba, ainda não têm este projeto implementado.

No próximo dia 30 de julho, pelas 9h30, as entidades representativas de diversos agricultores irão reunir nas Instalações da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito. Presentes estarão, Pedro do Carmo deputado do PS e presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, João Dias deputado do PCP, os autarcas dos Municípios de Cuba e Vidigueira, João Português e Rui Raposo, dois representantes da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e um agricultor, entre outros interessados no desenvolvimento deste projeto, conforme a nota de imprensa enviada à nossa redação.

Conforme a RC tinha noticia, no dia 20 de julho, os presidentes dos Municípios de Vidigueira e de Cuba, Rui Raposo e João Português, já se tinham reunido com a EDIA para questionar a empresa sobre o atraso na construção do Bloco de Rega de Vidigueira (que irá abranger as freguesias de Vidigueira, Vila de Frades e de Selmes, no concelho de Vidigueira).

Durante o  encontro, as autarquias sublinharam a importância e a urgência de avançar com o projeto, já que este irá abranger cerca de 2 200 hectares, com 1400 prédios rústicos, em ambos concelhos, e levará certamente a um aumento na produtividade de diversas explorações agrícolas e, consequentemente, a uma maior dinamização da economia local.

Populares