24.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Setembro 8, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Agrupamento 639 de Vila Viçosa com participação positiva no ACANAC 2012

Escuteiros de todo o país e estrangeiro estão reunidos desde o dia 4 de Agosto em Idanha-a-Nova no maior acampamento nacional – ACANAC 2012    que se realiza de 4 em 4 anos sendo considerada a grande festa do escutismo em Portugal.

A edição deste ano do ACANAC assenta no lema “Escuteiros, educar para a vida”.

 São 17 100 escuteiros, 2690 dirigentes voluntários de 4 secções e 162 estrangeiros.

O Agrupamento 639 de Vila Viçosa está presente com uma comitiva de 74 elementos.

Segundo Fernando Pinto, chefe do Agrupamento 639 de Vila Viçosa, o calor tem sido o maior problema tendo dois elementos regressado a casa por motivos de saúde.

Em entrevista, o dirigente partilhou os momentos mais marcantes considerando ser uma participação muito positiva.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Fernando%20balanco8agosto.MP3{/saudioplayer}

Amanhã (9 de Agosto), cerca de 17.100 escuteiros presentes no XXII ACANAC (Acampamento Nacional), em Idanha-a-Nova, irão tentar bater o recorde mundial do maior abraço do mundo. Será na cerimónia de encerramento do maior acampamento da história do Movimento Escutista Católico português que tal irá acontecer.

O atual recorde encontra-se nos 10.554 “abraços”, mas este acampamento, que conta com a presença de cerca de 17.100 escuteiros, poderá facilmente quebrar esse recorde.

O grande objetivo é que, durante um minuto, todos os participantes nesta atividade se abracem e que isso seja gravado e fotografado para que, acompanhado da listagem de participantes, a informação possa ser enviada para o Livro dos Recordes.

Estes “abraços” representarão uma forma de distribuir paz, amor e afetos, sob a forma de um simples abraço, para quebrar as barreiras que existem entre pessoas desconhecidas, mas que pertencem ao mesmo movimento.

O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial. Em Portugal conta com um efetivo de cerca de 60 mil jovens e 13 mil adultos. É uma associação de juventude sem fins lucrativos, não política e não-governamental, destinada à formação integral de jovens dos 6 aos 22 anos de idade, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade. Está implantado através de mais de 1100 agrupamentos locais e estruturas intermédias espalhados por todo o continente e regiões autónomas.

Populares