12.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Fevereiro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Águas de Santo André investe 5,33 milhões de euros para reabilitação do Canal de Ermidas do Sado

A Águas de Santo André vai investir 5,33 milhões de euros na requalificação do Canal de Ermidas.

A empreitada de execução da obra está a ser preparada e surge da necessidade de reabilitar este canal, pertencente ao Sistema de Morgavel, permitindo assegurar a continuidade do seu funcionamento, prolongando o seu período de vida útil.

A empreitada tem a duração prevista de 300 dias. O contrato foi assinado em agosto de 2023 e submetido à fiscalização prévia do Tribunal de Contas, de acordo com as exigências legais, tendo recebido a declaração de conformidade desta entidade no passado dia 22 de janeiro.

Este canal reveste-se de particular importância , tendo em conta que o fornecimento de água industrial tem como principal origem a captação Ermidas-Sado, sendo a água conduzida através de um canal até à albufeira de Morgavel, onde é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA de Morgavel) e posteriormente transportada até ao Centro Operacional de Montes Chãos e, daí, distribuída à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

As intervenções preconizadas, serão realizadas ao nível mais estrutural, que engloba o revestimento do canal, reabilitação e/ou reposição de elementos como guardas e escadas, reabilitação de estruturas de betão como pontes canais e pontões, e demolição e reconstrução das estruturas que careçam duma intervenção mais profunda.

Com a realização desta empreitada ficam assegurados todos os trabalhos de reabilitação necessários no atual canal de adução de água à Barragem de Morgavel, contribuindo para o aumento da resiliência e fiabilidade do sistema de abastecimento de água industrial ao Pólo industrial da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

Populares