24.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Águas de Santo André renova cerca de 7 km de rede de distribuição de água em Vila Nova de Santo André

No âmbito da implementação de um programa de redução de perdas de água nos sistemas de abastecimento da Águas de Santo André (AdSA), que tem por objetivo aumentar a eficiência da gestão dos recursos hídricos da região e salvaguardar o bem escasso água, a Águas de Santo André tem vindo a desenvolver um plano de renovação da rede de distribuição de água à cidade de Vila Nova de Santo André.

Em 2023, esclarece a empresa em comunicado enviado à nossa redação, foi possível renovar cerca de 7 km de condutas da rede de distribuição, em resultado de um conjunto de intervenções realizadas pela AdSA, o que representa uma renovação de cerca de 9% da rede. As principais intervenções ocorrerem no Bairro Porto Velho, na Avenida de Santiago, na Avenida de Sines e Rua do Mercado.

Destacam-se ainda as intervenções efetuadas em parceira com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém (CMSC), no âmbito dos processos de requalificação desenvolvidos por esta entidade, a que a AdSA se associou efetuando a renovação da rede de distribuição de todo o Bairro dos Serrotes, que consistiu na substituição de cerca de 1900 m de condutas de distribuição de fibrocimento para PEAD, assim como a substituição de cerca de 1300 m de condutas de distribuição de fibrocimento para PEAD efetuada no âmbito da empreitada de “Qualificação e Valorização da Área de Acolhimento Empresarial de Santo André” levada a cabo pela CMSC.

Esta operação reveste-se de particular importância tendo em conta que a redução da água perdida na rede, para além do benefício direto na diminuição do volume de água desperdiçado, permite diminuir os custos energéticos associados ao processo de bombagem de água, os custos inerentes ao seu tratamento e dos custos operacionais de reparação de roturas na rede. Esta otimização traduz-se num conjunto de vantagens para os consumidores, nomeadamente, no que respeita à fiabilidade do serviço de abastecimento de água e à qualidade da água fornecida.

Populares