– A AgdA – Águas Públicas do Alentejo iniciou, na passada terçafeira, dia 5 de julho, o fornecimento de água aos aglomerados de Góis e S. Miguel do Pinheiro no concelho de Mértola, e de Telhada, Dogueno e Santa Cruz, no concelho de Almodôvar, a partir da ETA do Monte da Rocha.
A conclusão da empreitada de Expansão em Almodôvar – Mértola Sudoeste (Eixos Secundários), no valor de 2,2 milhões de euros, cofinanciado pelo PO SEUR, permitiu, assim, solucionar constrangimentos históricos de disponibilidade e qualidade de água, existentes nesta zona do território.
Para que esta nova adução de água fosse concretizada, também foram necessários investimento prévios que contaram com o apoio do POVT (Programa Operacional Valorização do Território).
Esta intervenção melhora a disponibilidade e a qualidade da água nos aglomerados de Góis e S. Miguel do Pinheiro no concelho de Mértola e Telhada, Dogueno e Santa Cruz no concelho de Almodôvar.
Sobre a AgdA – Águas Públicas do Alentejo:
A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A surge na sequência do Contrato de Parceria Pública, para a gestão de forma integrada, dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais. É responsável pela gestão do SPPIAA – Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, criado em 2009 num modelo de gestão então inovador para o setor da água, assentando numa parceria entre o Estado central e as Autarquias locais para a gestão integrada do ciclo urbano da água.
A AgdA foi constituída em 25 de setembro de 2009, tendo por acionistas a AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A. e a AMGAP – Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo.