Os últimos tempos têm sido marcados pela indecisão relativamente ao método a utilizar na eleição no presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.
Neste sentido a Rádio Campanário falou com Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do Partido Socialista (PS), que começa por referir que “ainda estamos a desenhar o modelo em que vão ser eleitos os novos presidentes das CCDR”.
A líder parlamentar socialista afirma que “a nossa responsabilidade, no âmbito do processo da descentralização, é reforçar os poderes das CCDR, pois são os organismos que estão mais próximos das populações e ao serviço do desenvolvimento das regiões”.
“Vamos reforçar os poderes das CCDR”
Ana Catarina Mendes
Questionada pela RC sobre os níveis a que esse reforço se irá exercer, Ana Catarina Mendes explica que “vai passar por muitas coisas, como por exemplo mais financiamento, designação ou eleição de novos quadros para as CCDR”, acrescentando que “vai passar, essencialmente, pelo assumir das responsabilidades de um conjunto de projetos ao serviço das populações, onde existe um rosto que responde sobre a execução, ou não, das obras”.
Ana Catarina Mendes escusou-se a revelar se o Governo irá avançar para um processo de eleição ou designação”, referindo apenas que “em breve vamos ter novidades”.