8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal Ferrovia: “É bom que os comboios passem mas é essencial que parem e dinamizem a economia” diz António Costa(c/som)

 

No âmbito da iniciativa “Governo + Próximo”, que decorre por estes dias no distrito de Évora, o Primeiro Ministro, António Costa, esteve ontem em Alandroal, na visita às obras da ferrovia.

Na sua intervenção o Primeiro Ministro falou sobre a utilidade do comboio que por aqui vai passar referindo “vai servir Sines indiscutivelmente , vai servir as empresas que estão no Litoral , vai servir muitas empresas em Espanha que vão passar a ter portos com maior proximidade.”

No que diz respeito ao Alentejo explica que esta linha “não pode servir para ficarmos a ver os comboios passarem.”

Durante as declarações o Primeiro Ministro referiu que “os município agiram corretamente. Arregaçaram as mangas e em conjunto com a IP lançaram o estudo para identificar a viabilidade técnica, para estudar a viabilidade económica e termos aqui um terminal de mercadorias. Temos que ter aqui um terminal de mercadorias porque nós não temos só as oportunidades que já existem, e essas sabemos que elas existem. Temos uma região fortíssima na extração de pedra ornamental, temos uma região que se desenvolve fortemente graças ao investimento que foi feito no Alqueva e, só a ideia de que é possível virmos a ter um terminal já desencadeou a manifestação de interesses para a instalação de novas oportunidades”.

Temos todas as oportunidades para aproveitar um terminal de mercadorias que aqui exista e, por isso, não vale a pena discutirmos se é a galinha que põe o ovo ou se a galinha nasceu do ovo” acrescentou ainda o primeiro Ministro António Costa acrescentando ainda “nós temos que ter o terminal e, a partir desta base, que já é uma base sólida, seguramente, o resto vem por arrasto, mas nada virá sem haver a garantia de que vai haver um terminal. No ponto em que estamos, em que a viabilidade técnica está demonstrada, em que a viabilidade económica está demonstrada, em que há uma base económica que assegura a viabilidade deste terminal, temos que dar o passo seguinte que é avançar”.

Para António Costa há aqui “localização de oportunidades que aproveitem plenamente este terminal e para isso é essencial atrair empresas para tal.”

O Primeiro Ministro destacou ainda a diversidade do território do Alentejo realçando que “em cada uma delas tem novas oportunidades para o desenvolvimento desta região”.

António Costa parabenizou ainda os Autarcas do Alentejo pelo esforço desenvolvido nesta área da ferrovia e pela persistência para viabilizar o terminal de cargas e descargas em Alandroal porque “é muito bom que os comboios passem mas é essencial que os comboios possam parar para, transportar passageiros e ao mesmo tempo dinamizar a economia.”

 

 

 

 

Populares