8.1 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal: Festival Terras do Endovélico, “uma forma de aprofundarmos e da população se poder envolver naquilo que são as nossas raízes milenares”, declara Mariana Chilra (c/som e fotos)

A vila de alandroal acolhe entre os dias 9 e 17 de julho mais uma edição do Festival Terras do Endovélico.

A iniciativa passa por promover o passado histórico da região e com ele o culto de um dos mais importantes deuses da Lusitânia, Endovélico. O sítio de São Miguel da Mota, junto à Barragem do Lucefecit, é reconhecido como o santuário do Deus e volta a ganhar vida alguns séculos depois com o festival.

À Rádio Campanário, Mariana Chilra refere que a edição deste ano teve início com um percurso pedestre na passada sexta-feira, “pelo lugar carismático do nosso concelho, a Rocha da Mina, aproveitamos e nesse percurso, fizemos, para além do passeio, também a observação de estrelas, o Dark sky Alqueva que também participou nesta iniciativa e vamos ter aqui dois fins de semana cheios de espetáculos, cheios de iniciativas e o ponto alto deste evento, é sem dúvida, o nosso congresso que decorrerá no próximo fim de semana, entre 16 e 17 de julho, cum uma nova edição e onde será apresentado o caderno do Endovélico da edição anterior”.

A autarca acrescenta que no evento vão estar presentes várias personalidades “que se têm dedicado ao Endovélico e não só, e também várias tradições, cultura e a entidade do Alandroal que não queremos que se perca e por isso, esta edição”.

Mariana Chilra destaca ainda a apresentação de uma peça de teatro, “um momento muitíssimo interessante (…) e em que se faz a recriação histórica com o grupo da Escola Popular de Alandroal que tem estado a trabalhar e que envolveu outros parceiros”.

Salienta que o evento, para além de servir para “a animação, é também uma forma de nós aprofundarmos e da população se poder envolver e aprofundar aquilo que são as nossas raízes milenares”.

Populares