12.6 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Maio 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal no Centro da Inovação: Integra Projeto pioneiro de Hidrogénio Verde em Portugal.

Alandroal está a integrar uma iniciativa ambiciosa que visa estabelecer o primeiro Vale de Hidrogénio de Portugal, uma novidade no panorama energético nacional. João Maria Grilo, presidente da Câmara do Alandroal, revelou com orgulho o envolvimento do município neste projeto inovador, que conta com um investimento total de 13,5 milhões de euros, financiados por fundos europeus.

O projeto, que reúne uma variedade de parceiros nacionais e regionais, tem como objetivo explorar o potencial do hidrogénio verde, produzido a partir de fontes renováveis. O contributo de Alandroal, especificamente, inclui a instalação de uma estação de carregamento pioneira, bem como a aquisição de um autocarro e um veículo de recolha de resíduos urbanos que funcionarão a hidrogénio, representando um investimento de cerca de 800 mil euros para o concelho.

Esta iniciativa é coordenada pela Universidade de Évora, em parceria com entidades como a Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade do Algarve, a GALP e o Laboratório Colaborativo HYLAB. O projeto H2tALENT, integrado neste esforço, visa criar um ecossistema de inovação em torno do hidrogénio verde no Alentejo, enfatizando a criação de conhecimento e a promoção de inovações sustentáveis.

Com financiamento do programa HORIZON da Comissão Europeia, o H2tALENT é um dos quatro projetos de Vale de Hidrogénio Verde aprovados em 2023 pela Comissão Europeia. Com um orçamento global de 13,5 milhões de euros, dos quais 9 milhões são financiados pela UE, o projeto tem duração prevista de cinco anos.

Dentro deste período, estão previstas várias metas, como a instalação de 11 MW em eletrólise, a produção anual de mais de 500 toneladas de hidrogénio verde, e uma significativa redução das emissões de dióxido de carbono. Além disso, o H2tALENT foca-se no desenvolvimento de talentos e na dinamização econômica do Alentejo, contribuindo assim para a transição energética da região e de Portugal.

Populares