30.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal: VII Mostra Gastronómica do Peixe do Rio promete este ano como ponto alto, a apresentação de um documentário sobre o contrabando (c/som)

Decorre em Alandroal entre os dias 5 e 13 de março, a VII edição da Mostra Gastronómica de Peixe do Rio.

Trata-se de um certame que contempla diversas atividades com vista à promoção do concelho através da gastronomia regional e do tão característico peixe do rio.

Paralelamente às degustações de pratos de peixe do rio, decorrem workshops, exposições, documentários, passeios pedestres, passeio de BTT, convívio piscatório, poesia popular e espetáculos musicais.

Este ano, também à semelhança do ano passado, um canal de televisão transmitirá o programa de domingo à tarde, a partir de Alandroal. Será o programa Portugal em Festa da SIC.

À Rádio Campanário a presidente do município alandroalense declarou que “é um momento alto para o Alandroal em termos de promoção turística e cultural do concelho, estamos com o programa concluído, falta fazer ainda alguns acertos com parceiros, é uma festa que está a ser preparada, mais uma vez em parceria com as instituições do concelho, com os restaurantes, com os alojamentos, com os agentes culturais, desportivos e envolve muita gente (…)”.

Mariana Chilra diz que no essencial a Mostra Gastronómica será feita nos moldes do ano passado, “com as provas do peixe do rio, das mais diversas formas, vamos ter passeios de barco, este ano vamos ter em parceria com as associações que trabalham na área, passeios a cavalo, para divulgarmos também essa área, vamos ter animação musical com o 1º Encontro das Saias Alentejanas e vários grupos de música popular portuguesa”.

A presidente da Câmara de Alandroal assinalou que o ponto alto desta mostra é a apresentação de um documentário sobre o contrabando, nós já tínhamos uma exposição sobre o contrabando e temos ainda vivos vários contrabandistas e vários ex-guarda-fiscais, e por isso quisemos aproveitar o momento para fazermos um documentário que fique para o futuro e não se perca a memória daqueles que viveram esses tempos”.

Quando questionada sobre o número de restaurantes aderentes, Mariana Chilra diz que “são os mesmos, em termos de alojamento é que há mais porque há mais neste momento no concelho, temos alguns que vão entrar pela primeira vez neste evento e estamos ainda a preparar com os produtores e artesãos locais para também fazerem a exposição dos seus produtos durante o período todo da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, vamos ter momentos ligados ao desporto, à pesca desportiva, passeios pedestres, BTT, vamos ter um programa em grande”.

A autarca anunciou ainda a presença do programa televisivo “Portugal em Festa”, esclarecendo que “o programa não é pago, não foi pago o ano passado e estamos em crer que pelo que estamos a fazer e pela divulgação (…) vai ser um momento que vai permitir trazer a Alandroal, mais uma vez, vários visitantes, alguns que já vieram e outros que certamente hão-de vir de novo porque se tornou já uma festa conhecida e apelativa”.              

Frito, em caldeta ou simplesmente grelhado, são diversas as confeções possíveis e inimagináveis as receitas que se podem degustar na vila do Alandroal durante estes dias.

Populares