15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejana Beatriz Rocha vence prémio internacional de fotografia (c/som)

Beatriz Rocha venceu a categoria Cultura na secção juvenil (até aos 19 anos) dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony, considerada a maior competição a nível internacional. A jovem alentejana que frequenta o 9.ºano na escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, fotografou um grupo de cantares alentejanos pouco antes da inscrição do cante na lista do património cultural imaterial da Unesco.

Beatriz Rocha era uma dos oito finalistas da categoria, onde chegou após uma selecção entre 6.600 candidaturas de todo o mundo feita por um júri de profissionais da área. No total, foram a concurso 183.737 imagens nesta edição do prémio, na qual o português Eduardo Leal é também finalista na secção para profissionais na categoria Campanhas.

As secções em competição dividem-se em profissionais e juvenis e, por sua vez, em 13 categorias temáticas, que vão desde a paisagem, a arquitectura, a actualidade, artes, retratos, entre outras.

Em declarações à Rádio Campanário a jovem confessa ter ficado chocada com a vitória dizendo que “chorei, ri-me e por momentos não acreditei. Estou a começar a ter noção do que ganhei, porque até à bem pouco tempo não tinha. Os meus pais fizeram uma festa maior que eu, apesar de eu estar muto feliz. Os meus colegas, que já sabiam da minha inscrição, perceberam logo quando me viram a chorar e a rir ao mesmo tempo”.

Beatriz Rocha diz que aprendeu fotografia com o pai e também por intermédio de formações que foi obtendo ao longo da sua vida referindo que a foto “foi tirada no ano passado no Teatro Garcia Resende. Foi com o meu pai à sessção de fotografia com o grupo Cantares de Évora e decidi fotografá-los. De entre muitas que tirei esta foi a que achei que estava melhor”.

A jovem eborense refere que com esta atribuição lhe vai valer “uma máquina fotográfica, um smartphone da Sony e reconhecimento”, realçando que “a imagem vai ter presença numa exposição em Londres [entre 24 de abril a 10 de maio], e num livro”, livro esse que vai contemplar as melhores imagens da edição 2015 dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony.

Beatriz Rocha diz que prefere olhar para a fotografia como um “hobby” e não como um percurso profissional dizendo à Rádio Campanário que ambiciona prosseguir os estudos na área da física. 

 

Populares