9.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo 2030 vai aumentar dotação para a Cultura e Turismo Sustentável

O Programa Operacional Alentejo 2030 vai aumentar a dotação disponível para o investimento nas áreas da Cultura e turismo sustentável, uma decisão tomada como forma de alavancar o crescimento económico equitativo em toda a região.

Recorde-se que o Turismo é dos setores da economia que mais tem contribuido para o desenvolvimento da região Alentejo e que , de acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística(INE), continua a crescer superando já o ano de 2019, o melhor ano turístico de sempre.

A informação deste reforço é agora avançada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Alentejo (CCDRA) que justifica a medida como uma consolidação do objetivo de promoção do desenvolvimento económico regional, naquelas que são áreas determinantes da estratégia regional de especialização inteligente.

Segundo a CCDR Alentejo, este refoço financeiro financeiro incide em dotações distribuídas para fortalecer abordagens de âmbito supramunicipal e ampliar o impacto da cultura e do turismo sustentável na região e no crescimento económico.

De aocrdo com a CCDR Alentejo, no âmbito do encerramento do Programa Operacional Alentejo 2020, foram apresentadas à Autoridade de gestão, um conjunto de projetos regionais, considerados determinantes pela sua importância para a região, o que levaram à decisão de reforçar o referido investimento , reconhecendo desta forma a importância destes dois setores para o território do Alentejo.

O reforço financeiro irá acontecer através da libertação de dotações de um instrumento financeiro específico, a ser reprogramado em 2024.

Através detsa medida, a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Alentejo 2030 reafirma o seu compromisso em promover iniciativas que enriqueçam a oferta cultural e turística regional, mas que também impulsionem o desenvolvimento sustentável.

Desconhece-se para já qual o valor do reforço a ser implementado.

Populares