8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo, as castas e o Homem que levou os vinhos Alentejanos a qualquer mesa refinada do Mundo!

MED-UE

Colaço do Rosário é um nome incontornável da vitivinicultura do Alentejo.

Se a história comprova que já se fazia vinho no Alentejo antes dos romanos, Colaço do Rosário rteve um papel importantíssimo no seu crescimento.

Se o vinho do Alentejo (e Alentejos vitícolas há muitos) é hoje aquilo que conhecemos, deve-se a este homem que, entre outras coisas, concebeu ao detalhe um vinho chamado Pêra Manca. Pensado por Colaço do rosário, hoje um dos vinhos mais distinguidos, a sua criação assentou na permissa de mostrar ao mundo que a identidade dos vinhos do Alentejo tem lugar em qualquer mesa refinada deste mundo.

Em homenagem a esta figura tãpo importante e de relevo no sector dos vínhos, o documentário  “TERROIR – O Alentejo, as suas castas e o Homem que pensou os vinhos”  veio homenageá-lo.

Trata-se de um documento histórico, para “memória futura”, baseado em testemunhos de pessoas que conheceram o Eng. Colaço do Rosário e que, em fases distintas, percorreram com ele uma etapa muito importante da história contemporânea da vitivinicultura alentejana: o reconhecimento do Alentejo como região produtora de vinhos de qualidade. É também uma forma de perpetuar a imagem e o trabalho de um enólogo à procura da identidade do vinho alentejano. Este documentário foi produzido e realizado por António Menezes e Rietske van Raay, entre 2019 e 2022, e foi apoiado por diversas entidades ligadas ao sectores vitivinícola, cultural e turístico nacionais, e pela Universidade de Évora.

Na base deste documentário estão três grandes entrevistas ao Eng. Colaço do Rosário, realizadas em vídeo no ano de 2004. Fala da história dos vinhos do Alentejo, da criação das adegas cooperativas, do célebre PROVA, o Projecto de Vitivinicultura do Alentejo, que ele coordenou entre 1977 e 1979 e da sua participação na génese dos projetos vitivinícolas do Esporão, da Adega da Cartuxa/Fundação Eugénio de Almeida e da Comenda Grande, entre outros.

Veja aqui o documentário 

Leia a notícia completa 

Populares