14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo continua em seca meteorológica mas com diminuição da sua intensidade!

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no Boletim Climatológico agora divulgado, dá conta que, no que diz respeito à Seca, verificou-se um desagravamento significativo da área e da intensidade da situação de seca, terminando mesmo na região Noroeste e em grande parte da região Centro.

Segundo avança o IPMA, mantém-se ainda em seca as regiões a sul de Coimbra, sendo de salientar o Baixo Alentejo e o Algarve nas classes de seca moderada a severa. A distribuição percentual no fim de outubro é a seguinte: 9 % chuva fraca, 29.1 % normal, 34.3 % seca fraca, 17.9 % seca moderada e 9.7 % em seca severa.

De aocrdo com a mesma fonte, verificou-se um aumento significativo dos valores de percentagem de água no solo em quase todo o território, mas em particular na região Noroeste, no litoral Centro e nalguns locais da Beira Baixa, que já encontram com valores de percentagem de água no solo superiores a 80 %. Na região Nordeste do território, apesar de alguma recuperação, muitos locais ainda continuam com valores inferiores a 20 %. Também em grande parte da região do Alentejo e Algarve os valores são inferiores a 20% e nalgumas zonas iguais ao ponto de emurchecimento permanente.

Alentejo e Algarve também continuam em seca meteorológica, mas com diminuição da sua intensidade, estando agora na classe de seca moderada, verificando-se ainda a classe de seca severa numa faixa interior do Baixo Alentejo e sotavento Algarvio. Desta forma a distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte: 9 % chuva fraca, 29.1 % normal, 34.3 seca fraca, 17.9 % seca moderada e 9.7 % em seca severa.

 

Populares