8.1 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo foi considerada a região do país com melhor qualidade ambiental

O Alentejo foi apontado como a região do país que oferece a melhor qualidade ambiental nos dados do Índice Sintetico de Desenvolvimento Regional divulgados, na passada quarta-feira, dia 15 de junho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados do Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (ISDR) que analisou, em 2014, as 25 NUTS III do país no âmbito da competitividade, coesão e qualidade ambiental o Alto Alentejo foi a região portuguesa com melhor qualidade ambiental, uma conclusão baseada no estudo da relação entre os efeitos da actividade económica e da acção individual sobre o meio ambiente.

No que concerne à competitividade as Àreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, a Região de Aveiro, Alto Minho e Cávado obtiveram uma pontuação acima da média destacando-se dos restantes territórios nacionais.

Quanto ao índice de coesão que pretende avaliar o grau de acesso da população a equipamentos e serviços coletivos básicos de qualidade, de inclusão social bem como a eficácia das políticas públicas no aumento da qualidade de vida e na redução das disparidades territoriais. A Região de Coimbra, a Àrea Metropolitana de Lisboa, o Alto Minho e o Alentejo Central foram as regiões que registaram um nível de coesão acima da média nacional.

No que se refere ao  Índice Global a Àrea Metropolitana do Porto foi, em 2014, a única região do país que se destaca em cada uma das três componentes situando-se assim acima da média nacional.

 

 

 

Populares