34.8 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo: Já provou Popias de canela? Saiba aqui o que são e como confecioná-las!

O Alentejo é rico em gastronomia e a doçaria existente na região conquista todos os que visitam esta região.

Popias de canela, sabe o que são ? Trata-se de uma espécie de biscoito seco, em forma de argola, típico do Alentejo, feito de farinha, açúcar, vinho branco, azeite, banha e canela. Encontramos no Alentejo uma grande diversidade de sabores. Canela, erva-doce e também são comuns as popias brancas, polvilhada com açucar.

É um dos doces mais simples de fazer.

Como sugestão para o lanche ou para o serão, acompanhadas de um chá ou café, partilhamos a receita disponibilizada pela cadeia de supermercados Pingo Doce, para que possa experimentar esta iguaria que, para os grandes apreciadores de canela, mas não só, se revela um verdadeiro manjar dos deuses.

Ingredientes

350 g farinha com fermento
2 c. de chá canela em pó Pingo Doce
100 g açúcar
60 ml + 1 c. de sobremesa (para untar) azeite Pingo Doce
60 g banha
60 g creme vegetal Pingo Doce
100 ml vinho branco

Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 185º C.
2. Peneire a farinha com a canela para uma tigela. Misture com o açúcar e abra uma cavidade ao meio, deitando nela o azeite, a banha e o creme vegetal à temperatura ambiente e cortadas em pedaços.
3. Amorne o vinho no microondas e deite na cavidade. Amasse todos os ingredientes com as mãos até obter uma massa lisa e maleável, nem muito espessa nem muito mole.
4. Divida a massa em pedaços do tamanho de bolas de pingue-pongue. Com a ajuda de um pouco de farinha, molde pequenos rolos com a espessura de um dedo e una as pontas de modo a obter umas argolas.
5. Coloque sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e untado com azeite e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até as popias estarem douradas.

 

Populares