14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo: Jovens ex-reclusos que cumpriram pena ou estão em liberdade condicional vão ter novas “casas de saída”!

O Governo Português  tem em marcha um plano para criar as chamadas “casas de saída”.

Estas casas são destinadas a acolher jovens ex-reclusos que já cumpriram a sua pena ou que se encontram em liberdade condicional com o objetivo desta rede de alojamento supervisionado.

De acordo com a informação avançada pelo Idealista, estas casas contam  com instalações nas áreas de Lisboa, Porto, Coimbra e Alentejo/Algarve e será financiada através do Orçamento do Estado.

A medida, refere a mesma fonte,  faz parte do II Plano Nacional para a Juventude, que vai vigorar até ao final de 2024 e está em processo de lançamento.

Recorde-se que este plano foi aprovado pelo Governo em 11 de Agosto e visa reforçar a concretização dos direitos dos jovens, promovendo a sua emancipação e desenvolvimento pessoal, tanto a nível económico, como social.

O II PNJ é um plano transversal que contempla mais de 400 medidas para a Juventude e/ou com impacto na Juventude, com um valor de três mil milhões de euros em três anos (44% com origem em fundos europeus), sendo resultado de um amplo processo de auscultação junto dos jovens, dos representantes das organizações de Juventude, incluindo os contributos do Conselho Consultivo da Juventude.

O Plano vigora até ao final de 2024 e surge para dar continuidade ao trabalho iniciado em 2018, que é agora consolidado e aprofundado, quase duplicando o total de medidas previstas graças ao amadurecimento da colaboração interministerial em torno da efetivação dos direitos e das legítimas expetativas dos jovens.

Fonte: Idealista/Governo

 

Populares