17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo participa ativamente no Exercício NEAMWAVE’23 de Prevenção de Tsunamis”

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) têm agendado para a próxima segunda-feira, 6 de novembro, um exercício de grande relevância denominado NEAMWAVE’23. Este exercício está programado para decorrer entre as 8:00 e as 14:30 horas e tem como objetivo primordial a avaliação da eficácia e aferição do nível de prontidão do sistema de alerta para tsunamis, implementado na vasta região compreendida pelo Atlântico Nordeste, o Mediterrâneo e os Mares Conexos, conhecida pela sigla NEAMTWS em inglês.

Trata-se de um exercício focado em testar as capacidades de comunicação, no qual os diversos intervenientes, tanto a nível nacional como internacional, estarão envolvidos na troca de informações técnico-operacionais relacionadas com a possibilidade de um sismo, com potencial para gerar um tsunami com impacto nas costas do Nordeste Atlântico, particularmente na costa portuguesa. A ANEPC desempenha um papel central neste exercício, mobilizando todos os níveis da estrutura do sistema nacional de proteção civil, incluindo instâncias a nível nacional, regional e sub-regional, estabelecendo uma estreita coordenação com os níveis municipais e garantindo a harmonização com os demais intervenientes e entidades envolvidas.

No contexto da região do Alentejo, várias entidades participarão ativamente neste exercício, incluindo o Comando Regional do Alentejo da ANEPC, o Comando Sub-regional do Alentejo Litoral da ANEPC, os Serviços Municipais de Proteção Civil de Alcácer do Sal, Sines, Grândola e Odemira, bem como os Corpos de Bombeiros de Alcácer do Sal, Torrão, Grândola, Sines, Santiago do Cacém, Cercal, Santo André, Alvalade, Odemira e Vila Nova de Milfontes. Além disso, a Direção-Geral da Autoridade Marítima, Infraestruturas de Portugal, Altice, Brisa, E-Redes e Redes Energéticas Nacionais também participarão ativamente.

O NEAMTWS representa o sistema de alerta e prevenção de tsunamis na região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (Tsunami Early Warning and Mitigation System for the North-eastern Atlantic, Mediterranean and Connected Seas), sendo implementado e coordenado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, após o devastador tsunami do Oceano Índico em 26 de dezembro de 2004.

Este sistema de alerta NEAMTWS concentra os seus esforços em três áreas cruciais: avaliação do risco de tsunamis, preparação e sensibilização da população e a implementação de sistemas de alerta e prevenção em situações de emergência.

Populares