20.4 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo poderá conquistar mais um selo da UNESCO, “estamos a trabalhar no sentido de em 2020 sermos o destino com mais selos identitários, diz Ceia da Silva (c/som)

O processo de candidatura da Arte Chocalheira à Lista do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente foi aceite pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.

O projecto – liderado pela Turismo do Alentejo, em parceria com a Câmara de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas, recebeu agora o reconhecimento de que apresenta condições para ser avaliado pela Comissão de Especialistas da UNESCO, a instituição que, em 2015, poderá atribuir o selo de qualidade a uma arte com uma forte expressão no Alentejo.

Para o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, “trata-se de um processo que se insere na nossa linha estratégica até 2020, em que a questão da identidade e da autenticidade e do território, é um dos factores essenciais da nossa estruturação de destino turístico”.

Ceia da Silva acrescenta, “temos um conjunto de fatores bastante forte, de força de carater, de alma, inerentes ao Alentejo e estamos a trabalhar no sentido de em 2020 sermos  o destino com mais selos identitários da UNESCO”.

http://radiocampanario.com/sons/Ceia%20da%20Silva%20chocalhos.MP3

Refira-se que esta manifestação cultural é transversal ao país, nomeadamente aos concelhos de Bragança, Tomar, Cartaxo e Angra do Heroísmo, mas tem no Alentejo uma maior expressão, uma vez que abrange três municípios, ou seja Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, mais concretamente a freguesia de Alcáçovas.

Paralelamente à candidatura à UNESCO, a instituições envolvidas no projecto estão a desenvolver um plano de salvaguarda que possa garantir a sustentabilidade e transmissão de uma arte iniciada há mais de dois mil anos na região.

Recorde-se que a candidatura da Arte Chocalheira está enquadrada num projecto da Turismo do Alentejo que visa a valorização do Património Imaterial e que integra também as candidaturas das Tapeçarias de Portalegre, dos Tapetes de Arraiolos e das Festas do Povo de Campo Maior.

Populares