26.5 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Alentejo regista crescimento turístico no primeiro trimestre de 2024″, Diz Presid. na Gala dos Melhores Vinhos.

Ontem, na 11ª edição da Gala “Melhores Vinhos do Alentejo 2024”, realizada no Hotel Vila Galé, em Évora, o Dr. José Manuel dos Santos, Presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, destacou a importância do evento na promoção e dinamização do sector vitivinícola e turístico da região. A gala celebrou os melhores vinhos da região, reconhecendo o trabalho e a dedicação dos produtores.

Em entrevista à Rádio Campanário o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo adiantou: “Sem dúvida, o reconhecimento do trabalho que os produtores realizam durante todo o ano é um projeto dos produtores para os produtores,” afirmou “Independentemente de muitas adegas e produtores de vinhos aqui presentes ganharem prémios como noutros concursos prestigiados, não deixam de concorrer ao seu concurso dos melhores vinhos do Alentejo. Isso cria um sentimento de união e agregação entre todos os produtores.”

A importância de manter os agentes turísticos unidos foi sublinhada pelo Presidente, que acredita que “ter estes agentes turísticos juntos é fundamental para que o vinho e o enoturismo sejam uma alavanca para criar mais riqueza, mais emprego e promover uma melhor coesão territorial e social na região.”

José Manuel dos Santos destacou o crescimento turístico no Alentejo, e salientou que a região foi a que mais cresceu a nível de turismo em 2023 e que a tendência continua positiva em 2024. “Se em 2023 o Alentejo foi a região que mais cresceu a nível do turismo, os dados que temos para o primeiro trimestre de 2024 indicam que continuamos na linha da frente,” revelou. “Vamos aguardar pelos dados de abril para ter uma visão mais integrada, mas a tendência de crescimento de 2023 continua a expressar-se neste primeiro trimestre de 2024.”

O presidente da ERT, manifestou otimismo quanto ao crescimento do turismo no Alentejo. “A região vai continuar a crescer, com a abertura de mais hotéis e a oferta de muitos hotéis temáticos, o que vai induzir mais procura e dinâmica. Estou muito otimista que 2024 será mais um bom ano turístico para o Alentejo,” afirmou.

Sobre a promoção do enoturismo e do vinho, anunciou várias iniciativas importantes. “Assinámos o contrato com a consultora que nos vai ajudar a preparar a candidatura do Baixo Alentejo à Cidade Europeia do Vinho em 2026. Temos também aprovada a nossa estratégia para o PROVER do enoturismo, que nos permitirá, nos próximos três anos, trabalhar diariamente para valorizar e engrandecer este sector,” explicou.

“O objetivo é sempre o mesmo: mais coesão territorial, mais emprego, mais turistas e esbater a sazonalidade. Esta estratégia vai dar-nos a capacidade de investimento público e criar condições para que o investimento privado possa aceder a fundos e financiamentos, permitindo a continuação do desenvolvimento de melhores adegas, eventos e promoção deste segmento que nos fascina a todos,” concluiu.

A gala contou com a presença de várias entidades importantes, incluindo o presidente da entidade de turismo do Alentejo, José Manuel dos Santos, o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Bernardo Gouvea, o diretor da Vila Galé regional do Alentejo, Profírio Perdigão, e o presidente da ATEVA, Alexandre Alves, entre outras personalidades de destaque.

Numa sala repleta de convidados, os prémios foram entregues durante um menu requintado servido pelo Hotel Vila Galé em Évora. A noite foi marcada por momentos de celebração e reconhecimento do trabalho árduo e dedicação dos produtores alentejanos, que colocam a região entre as melhores no panorama vitivinícola.

A 11ª edição da Gala “Melhores Vinhos do Alentejo 2024” reafirmou a importância do vinho e do enoturismo como pilares fundamentais para o desenvolvimento económico e turístico da região, celebrando a excelência e a união entre os produtores alentejanos.

Populares