12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alqueva registou maior aumento de visitas turísticas em 2022

Tempo de Viajar

O concelho de Reguengos de Monsaraz registou, em 2022, o melhor resultado de sempre no que toca a dormidas devido ao aumento de visitas turísticas ao Alqueva.

Após 50 anos de estudos e projetos, em 2002, foi concretizada a realização do Lago de Alqueva, o maior lago artificial da Europa, que tem despertado a curiosidade muitos daqueles que visitam o Alentejo.

A água embeleza agora a paisagem daquela zona do Alentejo e, de acordo com o Expresso, segundo a população, para a qual Monsaraz tem vista privilegiada: como diz o cante, a cidade alentejana é a varanda perfeita para Alqueva, o maior lago artificial da Europa e um dos principais parceiros para a agricultura da região, e também para o turismo.

Para os habitantes de Mourão, nem tudo foram rosas, como conta o presidente do município, João Fortes, em declarações ao Expresso, “numa fase inicial foi sufocante para os cidadãos. Foi um dos concelhos mais prejudicados porque perdeu um terço do território, teve de relocalizar a Aldeia da Luz e perdemos algumas indústrias.”

O autarca explica que, nem nos primeiros anos, já com a barragem em funcionamento, se alteraram os sentimentos de revolta, mas a partir de 2017, com o nascimento da praia fluvial de Mourão, foi visível o aumento do número de turistas no concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Mourão contou ao Expresso que “Mourão foi o concelho que mais cresceu percentualmente em termos de novos Alojamentos Locais, e são praticamente todos oriundos de casas reabilitadas”.

Tal situação aconteceu também com o concelho de Reguengos de Monsaraz. Segundo dados fornecidos pelo município ao Expresso, em 2012, não havia qualquer registo de alojamento local e, em 2022, apenas 10 anos depois, o concelho já contava com um total de 174. “Todos os dias assino novas licenças para alojamentos locais, e já estamos nos 200 alojamentos”, refere Marta Prates, presidente da autarquia de Reguengos de Monsaraz em declarações ao Expresso.

O Alqueva trouxe vários benefícios ao concelho e autarca destaca sobretudo o turismo, “antes os turistas vinham visitar o Castelo de Monsaraz, ou o centro oleiro em São Pedro do Corval, agora as pessoas vêm cá para estar, para relaxar. Há mais coisas para fazer, estamos mais preparados, o que fez o número de pernoitas aumentar”.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatístoca, no ano de 2019, foram registadas 62 569 dormidas no concelho de Reguengos de Monsaraz, nos dois anos seguintes sofreu uma quebra, – ainda que não muito pronunciada – por causa da pandemia. Já 2022 teve o melhor resultado de sempre: 70.129 dormidas, e a Presidente Marta Prates está confiante que este ano irá superar esses valores.

 

Leia a notícia completa em: Expresso

Populares