19.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 12, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alto Alentejo tem movo Balcão Único para promover a eficiência energética nos edifícios

A AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo criou um novo Balcão Único de auxílio ao processo de renovação de edifícios residenciais, na zona do Alto Alentejo. Este balcão tem como objetivo contribuir para a poupança de energia pela maior eficiência, para o conforto térmico e para uma maior sustentabilidade ambiental nos edifícios residenciais.

Para agilizar a implementação destas medidas de melhoria, o balcão fornece um espaço físico e virtual onde os proprietários e investidores se podem dirigir para exporem as necessidades dos seus edifícios.

Por sua vez, a AREANATejo fica encarregada de fornecer o apoio técnico especializado ao longo de todo o processo, desde a tomada de decisão, até à implementação do investimento e verificação da garantia de desempenho.

Durante este processo, o Balcão Único disponibiliza os serviços de técnicos especializados para identificar, recolher e analisar dados sobre consumos e custos energéticos dos edifícios, para elaborar um diagnóstico energético e propor medidas prioritárias de melhoria.

De seguida, são produzidas especificações técnicas, procedimentos e acordos contratuais padrão “que garantam poupanças de energia através da renovação de edifícios residenciais”, segundo divulgou a agência. Com este novo balcão, pretende-se igualmente que haja um contributo para o ambiente, em termos de uso de fontes de energia renovável e consequente redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

De realçar que a iniciativa do balcão único está enquadrada no projeto EUROPA – Subscrição de Eficiência Energética para Renovações Profundas com Garantia de Desempenho, cujo propósito é “promover e impulsionar a implementação de reformas energéticas profundas ao nível do setor da construção a nível residencial”, concretizado pela elaboração se uma “subscrição de eficiência energética”.

Note que o projeto EUROPA, aprovado pelo Programa Horizonte 2020, é coordenado pela região italiana de Piemonte e conta com parceiros na Alemanha, Holanda, Letónia, França e Portugal, sendo a AREANATejo um dos responsáveis pela implementação das ações previstas nos municípios da sub-região do Alto Alentejo.

 

Populares