5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alunos carenciados do distrito de Beja apresentam mais dificuldades em completar ensino secundário

DR

Apenas metade dos alunos carenciados das escolas de Beja conseguiram chegar ao final do ensino secundário sem reprovar em 2020/2021, sendo também este o distrito com níveis de equidade mais baixos.

Segundo dados avançados pela Agência Lusa, através do portal Infoescolas, citada pelo Correio Alentejo, esses mesmos dados revelam que apenas 51% dos alunos carenciados matriculados nas escolas do distrito de Beja conseguiram concluir o ensino secundário no tempo esperado, ou seja, em três anos.

Esta percentagem trata-se da mais baixa registada em Portugal continental naquele ano letivo, sendo que a dificuldade não é apenas entre os estudantes beneficiários de ação social escolar uma vez que, olhando para todo o universo, 68% dos finalistas do distrito de Beja chegaram ao final do 12º ano sem chumbar.

Beja aponta para outro fator negativo, quando se trata de equidade, que permite comparar os resultados dos alunos mais carenciados com a média nacional, calculada tendo por base os alunos do país que, ao entrarem no ensino secundário profissional, tinham um perfil semelhante em termos de idade, apoios, habilitação da mãe e categoria da escola.

No caso de Beja, a diferença é de 17,3 pontos percentuais, um número bastante distante do segundo valor mais baixo, registado em Lisboa, onde a percentagem de alunos carenciados a terminar o secundário no tempo esperado é 6,4 pontos mais baixo face à média nacional.

 

 

Fonte: Correio Alentejo, Agência Lusa

Populares