18.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Amadeu Felix é o vencedor do Grande Prémio de Música Lions realizado na Universidade de Évora!

 

 

Amadeu Felix, de Viana do Castelo, aluno da Escola Profissional Artística do Alto Minho – ARTEAM, obteve o primeiro prémio no Grande Prémio Música Lions. As audições decorreram no dia 06 de maio, no Auditório Mateus d’Aranda, Colégio Mateus D’Aranda (Edifício da antiga Academia de Música Eborense) da Universidade de Évora.

O Grande Prémio Lions distingue anualmente três premiados e todos os anos é escolhido um instrumento diferente e o vencedor nacional representará o país na final europeia do concurso, que se disputará em Viena de Áustria, em outubro.

Além do prémio pecuniário que irá receber, no valor de 1500 euros, Amadeu Felix irá representar Portugal no “LEMC – Lions European Music Competition”, que decorrerá no Fórum Europeu de Lions Clubes, que se realizará em Klagenfurt, Áustria, de 25 a 27 de outubro de 2023.

Nesta edição de 2023, foram ainda premiados Pedro Santos, de Leiria, classificado em segundo lugar e Tomas Maia (Figueira da Foz) em terceiro, que irão receber, respetivamente, 750 euros e 250 euros.

A entrega dos prémios e o recital com a participação do vencedor está marcada para o dia 28 de maio, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, onde decorrerão as Convenções Lions, que levarão àquela cidade Lions de todo o país, para discutir assuntos de interesse para a associação.

As candidaturas ao Prémio de Música Lions terminaram no dia 31 de março e o instrumento selecionado para a edição deste ano foi o trombone, tendo-se registado a participação de sete candidaturas.

No final das audições, o presidente nacional do Lions, Américo Marques, felicitou os concorrentes e premiados do concurso e agradeceu aos membros do júri.

Refira-se que os Lions em Portugal promovem anualmente o Grande Prémio de Música Lions, concurso aberto a estudantes de música de todos os níveis.

A Fundação Lions de Portugal é a entidade que patrocina os prémios que anualmente são atribuídos ao primeiro, segundo e terceiro classificados.

O júri desta edição de 2023 foi composto por André Conde, Zeferino Pinto e Reinaldo Guerreiro.

Em 6 anos de participação, Portugal conta já com um vencedor internacional (2017), um 3º prémio (2018) e uma menção honrosa (2021) no Concurso Internacional de Música Lions Thomas Kuti que tem lugar todos os anos no Fórum Europeu.

Populares