17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ampliação do Centro Social de S. Tiago de Urra “em fase final com investimento de 11 M€” diz Pe. Marcelino Marques(c/som)

O Presidente do Centro Social e Paroquial de S. Tiago de Urra, numa entrevista à Rádio Campanário, realizada durante a visita da Ministra da Coesão Territorial às obras de ampliação desta instituição, revelou detalhes sobre o projeto em curso e o investimento realizado até ao momento. O objetivo principal é deslocalizar as atuais unidades de cuidados continuados e transformá-las em estruturas residenciais para idosos.

Durante a entrevista, o Padre Marcelino Marques, presidente da instituição, explicou o propósito do projeto: “Este projeto consiste na deslocalização das atuais unidades de cuidados continuados, com coalescência de longa duração e manutenção para depois as unidades de cuidados continuados serem convertidas em estruturas residenciais para idosos”. Ele acrescentou que cerca de 62 camas da rede nacional de cuidados continuados serão transferidas para a nova empreitada, que está em fase final de acabamento, atingindo 96% de execução.

O investimento total para esta ampliação é de 11 milhões de euros, com recurso a fundos comunitários, nomeadamente do Portugal 2020 e dos fundos europeus. O Padre Marcelino enfatizou a importância desses fundos para a concretização da obra: “Temos de reconhecer que se não estivéssemos na Europa esta obra era impossível de ser executada, pois o grande apoio vem dos fundos comunitários, vem do estado português”.

Quanto à comparticipação do centro, o presidente revelou que o valor investido pela instituição é de cerca de 3 milhões de euros. Ressaltou que, apesar dos desafios financeiros, é fundamental garantir o bem-estar das pessoas: “Tivemos que nos socorrer à banca, mas isso faz parte do crescimento, da ousadia, da aventura, dos riscos que se correm, mas para bem das pessoas, nós temos de fazer tudo”.

O projeto do Centro Social e Paroquial de S. Tiago de Urra tem como objetivo suprir as carências na área dos cuidados continuados na região. Além disso, pretende fixar novos técnicos e população na freguesia, criando desenvolvimento na região. Com a conclusão da obra e a abertura das novas instalações, estão previstos a criação de 50 novos postos de trabalho, além dos recursos humanos já existentes que serão transferidos para as novas instalações.

A data prevista para a conclusão da obra é o final deste mês, desde que o consórcio responsável cumpra as regras estabelecidas. O centro também está em execução de outra empreitada relacionada com uma estrutura residencial para idosos, prevendo-se que esteja ao serviço da comunidade por volta de outubro ou novembro.

 

Populares