15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Apicultura não vai ser esquecida:“É um setor importante para a agricultura num todo”diz Ministra da Agricultura(c/som)

No âmbito do programa “Governo + Próximo”, decorreu ontem, em Estremoz, a visita da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, à João Portugal Ramos, uma das empresas do setor vitivinícola com maior destaque na região do Alentejo.
A Rádio Campanário esteve presente e, à margem da visita, falou com Maria do Céu Antunes, sobre o protesto dos apicultores que decorreu na cidade de Évora, durante a realização do Conselho de Ministros.

Questionada se vai ouvir os pedidos dos apicultores, a Ministra da Agricultura referiu que “é, de facto, um bocadinho a despropósito e fora de contexto esta manifestação, até porque estão marcadas duas reuniões com as federações que representam o setor da apicultura. Estão marcadas na próxima semana com o Secretário de Estado da Agricultura.”

Ainda a apropósito da Apicultura, a Ministra da Agricultura esclareceu que “o apoio anual, no âmbito do Programa Nacional para Apicultura, neste ciclo de governação, que começa em 2023, aumenta 26%,” explicando ainda que “esse apoio é gerido por essas mesmas associações que distribem  pelos apicultores os apoios e meios necessários para fazerem face a essa mesma produção “.

A Governante, em declarações à RC garante ainda que “nós não nos vamos esquecer deste setor” realçando que “é um setor que nos é muito querido e que é tão importante pois  para além de produzir o mel, tem aqui uma dimensão muito importante de preservação da biodiversidade e da polinização, tão importante para a agricultura como um todo, mas em particular em Portugal”.

Recorde-se que no passado dia 14 de Junho, as associações de apicultores do Alentejo reuniram-se com o Diretor Regional de Agricultura do Alentejo na Quinta da Malagueira, em Évora, para lhe exporem as graves dificuldades pelas quais o sector apícola está a atravessar neste momento.

As Associações queixam-se da falta de apoios aos apicultores e ao mesmo tempo  que a Apicultura em Portugal está a ser ignorada pelo Ministério da Agricultura já há vários anos e, ao perpetuar este tratamento diferenciado com um sector que é fulcral para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas devido à importância vital que as abelhas representam em termos de polinização no mundo rural, vai acentuar-se cada vez mais o declínio já observado dos polinizadores naturais e, com isso, um problema gravíssimo para a alimentação humana e animal no futuro.

 

Populares